Programa ‘Asfalta Manaus’ trabalha em novas ruas no bairro Tarumã-Açú
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), executa os trabalhos de recapeamento asfáltico em três novas ruas no bairro Tarumã-Açú, da comunidade União da Vitória, situado na zona Oeste, após ficarem mais de 15 anos sem receber obras de infraestrutura e manutenções.
Nesta sexta-feira, 25/11, uma equipe formada por 40 trabalhadores aplica nas travessas Avoante e Adube e na rua 2, aproximadamente 150 toneladas de massa asfáltica, em todas as suas extensões. A ação faz parte do programa “Asfalta Manaus”, que já recuperou 5 vias no local.
O fiscal da obra, engenheiro Rafael Caputti, fiscaliza os serviços e explica como as obras estão sendo realizadas no local de forma simultânea.
“Só hoje estamos trabalhando em três ruas ao mesmo tempo, começamos na travessa Avoante, que estava intrafegável, finalizamos aplicando um asfalto novinho em todo o trecho, e partimos para a travessa Adube. As equipes estão concluindo os serviços e vamos finalizar hoje ainda a rua 2, que está tomada pelos buracos. Iremos fazer a imprimação, os reparos e aplicar a massa em todo o trecho”, explicou Rafael.
O aposentado João Cruz, de 64 anos, foi um dos primeiros moradores do bairro. Chegou no local quando ainda nem tinha asfalto e depois passou anos convivendo com os buracos.
“Eu moro aqui tem uns 40 anos. Cheguei era só areia e pedra, muito feio, depois teve uns serviços para amenizar a situação e tivemos que nos contentar com o que tinha e conviver com os buracos, tudo diferente dessa nova realidade que estou vendo agora. O asfalto de qualidade realmente chegou à minha rua, agradeço muito ao prefeito David Almeida por trazer a dignidade para nossa área”, contou João.
A dona de casa Sara Viana de 25 anos comemora o novo asfalto depois de ter enfrentado problemas de alagamentos na rua. “Aqui era só lama, muita buraqueira. Quando chovia, piorava tudo. No final da rua sempre alagava, até na casa dos moradores. Eu cansei de ver as pessoas carregando os seus móveis para não estragar, agora vai melhorar bastante a nossa vida, esse trabalho está aprovado”, disse Sara.
— — —
Texto – Rayana Coutinho / Seminf
Fotos – Rayana Coutinho / Seminf